É uma zona de transição entre o Sertão e a Floresta Amazônica. A sua vegetação é bem diversificada, temos então: ao Oeste a Floresta Amazônica, ao Sul o Cerrado , ao Leste a Caatinga e na porção Centro-Norte a Mata dos Cocais.
A sub-região possui clima tropical com verões chuvosos e invernos secos. Porém ao Oeste é possível encontrar o clima equatorial.
Até o ano de 1960, teve sua economia vinculada ao plantio de algodão, e exportação de babaçu e carnaúba, Importantes produtos vegetais encontrados nessa região.
Atualmente a região tem recebido grandes investimentos com organização de técnicas agrícolas que ajudaram o desenvolvimento da área rural da região.
O Sertão é a região mais extensa do Nordeste. O clima que predomina no Sertão é o semi-árido, com temperaturas elevadas durante o ano todo e com baixo teor de chuva.
Durante o ano a depender da região pode ficar até 11 meses sem chover, isso nas regiões mais secas, mais há também as regiões mais úmidas conhecidas como brejos.
A vegetação do Sertão é a Caatinga, que em tupi-guarani significa 'mata branca'.
O relevo apresenta diferentes altitudes como chapadas e depressões, sendo uma das mais famosas a depressão sertaneja e a do São Francisco.
Rio São Francisco
É o maior rio que percorre a sub-região do Nordeste, é também um rio perene em todo o seu percurso.
Transposição do Rio São Francisco
A transposição do Rio São Francisco é um projeto apresentado e aprovado no congresso em 2004 para desviar parte das águas do rio para áreas onde a seca atua de maneira mais intensa.
*Apoio: com a transposição os mais necessitados tem contato com a água.
*Rejeição: o rio pode deixar de ser perene e é uma obra muito cara.
O Agreste é considerado uma zona de transição pois não é tão úmido como a Zona da Mata e nem tão seca como o Sertão.
O Agreste por estar concentrado em uma zona de transição apresenta diferentes paisagens, nas áreas mais úmidas encontramos a mata tropical e nas mais secas o caatinga.
O relevo da região é caracterizado pelo Planalto de Borborema, que impede que as massas de ar vindas do oceano cheguem ao continente, provocando assim a chuva conhecida como 'Chuva Orográfica'.
Os primeiros moradores da da região foram os criadores de gado vindos da Zona da Mata que desenvolveram a agricultura da região. O agreste também é caracterizado por ter pequenas propriedades com cultivo de diferentes produtos, entre eles o algodão.
A Zona da Mata é uma grande e estreita faixa territorial que liga desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia.
Essa sub-região é a mais desenvolvida economicamente entre as quatro, e também a mais populosa.
Nessa sub-região encontra-se seis das nove capitais do Nordeste, entre elas:
*Salvador*Aracaju*João Pessoa*Recife*Maceió*Natal
Imagem:
Clima:
O Clima da Zona da Mata é o tropical litorâneo úmido com temperaturas elevadas e chuvas abundantes, graças as massas de ar úmidas vindas do oceano.
Na Zona da Mata temos três regiões que se individualizam. Elas são:
*Zona da Mata açucareira: é ocupada por grandes latifúndios monocultores de cana-de-açúcar, com usinas que produzem açúcar e álcool.
*Zona da Mata cacaueira: é a região com destaque principalmente nos municípios de Itabuna e Ilhéus. Nessa área a economia gira em torno do comercio e exportação do cacau, hoje em dia os produtores se recuperam da praga chamada 'Vassoura-de-Bruxa'.
*Recôncavo Baiano: é a região que tem grande destaque na produção industrial com destaque no Polo Petroquímico de Camaçari.
A Região Nordeste é a região que mais possui estados (9 estados), entre eles: Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.
Sub-regiões nordestinas:
A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões que se divide por características como o clima, vegetação, relevo e hidrografia. Elas são: